top of page

O MÉL

 

TRATA-SE DE MÉL DE ABELHA APIS,POPULARMENTE CONHECIDA COMO EUROPA,MEL SABIDAMENTE PURO

 

O mel de abelha é uma substância viscosa que é composta por cerca de 80 a 90% de carboidratos, pequenas quantidades de enzimas, aminoácidos, minerais, oligoelementos, vitaminas e polifenóis. O aroma, paladar, coloração, viscosidade e propriedades funcionais do mel estão diretamente relacionados com a fonte de néctar que o originou e também com a espécie de abelha que o produziu. De maneira geral, alguns estudos demonstram que o mel possui propriedades antimicrobianas, antivirais, antiparasitária, anti-inflamatória, antioxidante e anticarcinogênica.

A mistura de açúcares do mel é composta principalmente por frutose e glicose. A frutose apresenta-se normalmente em maior quantidade que a glicose e 5 a 10% dos carboidratos totais são oligossacarídeos. O índice glicêmico (IG) do mel varia entre 32 a 85, dependendo da fonte botânica e quanto maior o teor de frutose menor será o IG.

A quantidade de vitaminas e minerais é pequena (veja a tabela abaixo), mas pode conter quantidades variáveis e significantes de sais minerais e oligoelementos, como crômio, manganês, selênio, enxofre, boro, cobalto, flúor, iodeto de molibdênio e de silício.

Além disso, o mel pode conter boas quantidades de colina, que é essencial para a função cerebral e cardiovascular, bem como para a composição da membrana celular.

Os polifenóis são outro grupo de substâncias importantes responsáveis pela aparência e propriedades funcionais do mel. Em geral, quanto mais escuro o mel, maior a quantidade de polifenóis e melhor sua propriedade antibacteriana e antioxidante. Podem ser encontradas cerca de 56 a 500 mg/kg de mel de polifenóis totais em tipos diferentes de mel. Os polifenóis presentes no mel são principalmente os flavonóides (como a quercetina, luteolina, kaempferol, apigenina, crisina e galangina) e ácidos fenólicos. Estes são compostos conhecidos por suas propriedades antioxidantes.

A tributirina é um composto bioativo presente também no mel. Essa substância tem sido relacionada, por meio de estudos in vitro e in vivo, com diversos mecanismos anticarcinogênicos, como indução de apoptose e diferenciação celular, possuindo um papel quimiopreventivo principalmente na hepatocarcinogênese.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PÓLEM DE ABELHA APIS EUROPA

 

Potente energizante: a quantidade de nutrientes contidas no pólen já são suficientes para melhorar a disposição ao longo do dia, porém a quantidade de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B contidas nesse alimento aumentam o vigor e ajudam a dar um basta no consaço.

2 - Benefícios para a pele: é ótimo anti-inflamatório para a pele e ajuda a tratar irritações como eczemas e psoríase. Os amino ácidos e os outros nutrientes presentes no pólen ajudam a proteger a pele e regenerar as células.

3 - Sistema respiratório: por conter uma grande quantidade de componentes antioxidantes, eles agem como anti-inflamtórios nos tecidos dos pulmões, prevenindo asma, por exemplo.

4 - Tratamento de alergias: pólen ajuda a diminuir a quantidade de histaminas, ajudando a combater diversos tipos de alergias. Alguns medicos nos EUA reportam a significativa diminuição de casos de alergias (como asma e rinite) quando utlizado suplementos via oral.

5 - Melhora a digestão: devido a presence das enzimas, os alimentos acabam sendo mais bem digeridos por terem essa "ajudinha". 

6 - Sistema imune: o pólen é excelente para a flora intestinal que consequentemente ajuda na melhora do sistema imunológico. Além disso contén propriedades antibióticas que "lutam" contra virus no nosso organismo e antioxidantes que protegem nossas células contra radicais livres.

7 - Ajuda a tratar vícios: usado holisticamente para o tratamento de dependents químicos e até para diminuir desejos por comidas, diminuindo impulsos. 

8 - Sistema cardiovascular: devido a grande quantidade de rutina (bioflavonóide antioxidante), o pólen acaba sendo ótimo tonificante para os capilares e vasos sanguínos. Ajuda a prevenir o entupimento das artérias sendo ótimo para prevenir infartos e AVCs. Além disso eu ainda recomendaria para pessoas que possuem varizes pois rutina auxilia no mal estar das pernas e no aparecimento das indesejadas veias. 

9 - Próstata: para os que sofrem de hiperplasia na prostate, esse superalimento pode ajudar pois diminui a inflamação e diminui a urgência ao urinar.

10 - Infertilidade: ajuda a estimular e a restaurar os ovários. Para quem pensa em ficar grávida rápido, é um item que não pode faltar na lista. 

Como consumir?

1 colher de sopa cheia para adultos, juntamente com frutas ou em shakes pela manhã. 

E crianças?

Eu recomendaria para crianças acima de 2 anos de idade, 1 colher de chá cheia com frutas ou batido em sucos.

E se eu sou alérgica a pólen?

Casos raros são reportados a respeito de pessoas que consumiram pólen de abelhas e tiveram graves reações alérgicas, isso poque cada região produz um certo tipo de pólen, derivado das plantas locais. O pólen produzido pelas abelhas na Florida, nos Estados Unidos nunca sera igual ao produzido no sul do Brasil ou em outras regiões, então dificilmente o pólen que você é alérgico aí, não sera o mesmo das plantas de outro lugar. Porém, fique atento, a qualquer sintoma de olhos inchados, coceiras, pare imediatamente e procure auxílio medico mais é muito raro estes acontecimentos em produtos naturais,mais cada orgânismo é um orgânismo. 


 

GELÉIA REAL

 

Confira abaixo alguns benefícios extras que se pode ter ao consumir a Geleia Real:

  • Reduzir o esgotamento físico e mental, aumentando a energia, resistência e força física;

  • Melhora a capacidade do corpo para renovar as células;

  • Melhora o metabolismo;

  • Reduzir o estresse e acalmar o sistema nervoso;

  • Aumentar a libido;

  • Aumenta a produção e saúde do esperma;

  • Diminui linhas de expressão com isso reduz os sinais de envelhecimento;

  • Ótimo anti-inflamatório natural para inflamações causadas por lesões;

  • Aumentar naturalmente o sistema imunológico do corpo;

  • O Mel tem um açúcar bom com isso ajuda a baixar os níveis de colesterol ruim;

  • Tratamentos Hipercolesterolêmicos;

  • Tratamentos hiperlipidêmicos;

  • Utilizado para tratamentos da menopausa;

  • Ajudar a combater problemas que estão relacionados ao desequilíbrio hormonal;

  • Ajuda amenizar a TPM;

  • Um antídoto útil para gastrite, úlceras e problemas digestivos. Uma excelente ajuda para um fígado saudável, para melhorar o apetite das crianças, dentes e crescimento ósseo, anemia, artrite e para a nutrição de pessoas fisicamente ativas.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

PRÓPOLIS

 

PARA QUE SERVE A PRÓPOLIS NA MEDICINA HUMANA?

 

Os benefícios da própolis para a saúde humana já vêm sendo percebidos por alguns povos há aproximadamente 2000 anos.

Com o constante avanço da ciência e a ampla divulgação dos trabalhos científicos, estudos mais profundos têm confirmado os benefícios da própolis. Dentre eles destacamos:

Ação anti-bacteriana, anti-fúngica e anti-viral

A poderosa ação anti-bacteriana da própolis já é bastante divulgada pela publicação de trabalhos científicos. É considerada um antibiótico natural que atua destruindo somente as bactérias nocivas e deixando intactas as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal. Esta é uma vantagem sob os antibióticos comuns que destroem todas. Trabalhos científicos mostram ainda que as bactérias não criam resistência à própolis, como acontece com os antibióticos comuns, impedindo que estas se tornem ainda mais perigosas, exigindo tratamentos mais prolongados e antibióticos mais avançados. Sua eficácia no combate de bactérias como a Salmonella e Helicobacter pylori é satisfatória.

A sua ação estende-se ainda a fungos como a  Candida albicans  e vírus como o da herpes e da gripe; daí, a sua maior  utilização  nas  épocas  mais  frias  como  prevenção  para  gripes,  constipações,  pneumonias, resfriados  e afecções do aparelho respiratório. 

Tratamentos do sistema respiratório

A própolis mostrou ter uma ação benéfica como coadjuvante no tratamento das afecções da boca e do trato respiratório superior no caso das gripes, asma, amidalites, bronquites, rinites, faringites, catarro e excesso de expectoração. 

Combate os radicais livres 

Os radicais livres são substâncias tóxicas, muito prejudicais, produzidas pelo organismo, que normalmente são neutralizadas por ele próprio. A melhor forma de combatê-los, é através da ação dos antioxidantes e a própolis possui esta ação antioxidante. 

Função cicatrizante e regeneradora dos tecidos

A própolis apresenta uma capacidade de estimular a cicatrização e regeneração dos tecidos, sendo eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras. 

Função imunoestimulante

Vários trabalhos revelam a ação da própolis no que concerne ao fortalecimento do sistema de defesa do nosso organismo. Para além do seu efeito anti-microbiano, o fato de estimular o sistema de defesa, torna a própolis um potente agente de combate a infecções e nós meliponicultores apostamos na total imunidade,para quem diáriamente toma 10 gotas de própolis em meio copo de agua fortalecendo toda a imunidade contra todos os tipos de doenças transmissivéis por insétos e bactérias.

 

ZICA VIRUS

DENGUE

FEBRE CHIKUNGUNYA

E INFLUENZIA SUINA A (H1N1)s

MEL DE JATAI

TRATA-SE DE MEL DE ABELHA SEM FERRÃO,SABIDAMENTE PURO

 

ABELHA JATAI O MEL E SEUS BENEFICIOS A SAÚDE

A composição físico-química, de fato, é diferente, é mais líquido e mais ácido do que o mel da Apis mellifera (abelha africana), tem um sabor incomparavel e indescritivel. 

 

Aumenta a resistência do organismo, possui ação sedativa  e antisséptico, digestivo laxante e anti-anémico, conbata a insônia, depressão, tensão, nervosismo, feridas infecciosas.

 

O mel de jataí contém antibiótico natural (Inibina) e outras substâncias, capazes de substituir antibióticos em determinados casos em que os antibióticos artificiais não tem mais efeito.

As doutoras Marilda Cortopassi Lauríno e Dilma S. Gallis, fizeram uma pesquisa no instituto Adolfo Lutz em São Paulo, quando examinaram 14 amostras de méis de meliponídeos inclusive o mel de jataí, constatando ação antibacterianas superior ao mel de Apis Mellífera (A belha Africana).

O mel de jataí não possui sacarose, é composto por flutose, numa concentração de mais ou menos 45 % e de dextrose com uma média de 25 %,  é mais fino e liquefeito em relação ao mel de apis.

 

Alem de catarata, o mel de jataí é usado para tosse, bromquite e cicatrização de feridas.

O mel destas abelhas é mais fluído, devido ao maior teor de água, diferente do mel

encontrado no mercado.

 

O mel produzido pelas abelhas sem ferrão é muito utilizado na medicina doméstica para o tratamento de diversas doenças, sendo também um ótimo complemento alimentar.

 

INDICAÇÕES

 

Descongestionante das vias aérias nasais

Desentupimento dos brônquios, bronquíolos.

Destrói as cepas bacterianas causadoras de infecções.

Desenvolve maior capacidade criativa de anticorpos.

Tratamento de todos os distúrbios respiratórios.

Gripes e resfriados.

 

PORQUE DEVO CONSUMIR O MEL DE ABELHA JATAI?

 

Nele é encontrado nove propriedades medicinais: Ação antianêmica, digestiva, antibiótica, antibactericida, aumenta a resistência do organismo, trata o atraso de crescimento, trata o intestino preso e infecções intestinais, trata a conjuntivite, e no campo neuro-psíquico é favorável no tratamento da depressão e da insônia.

 

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS DO MEL DA ABELHA JATAÍ.

( Tetragonisca Angustula ).

 

1= liquido, com espuma superficial, aroma e sabor diferenciado.

2= Acidez ( meq / kg ) : 31.66

3= Umidade : 25.1%

4= Sólidos solúveis : 74,728%

5= Sólidos insolúveis : 0,172%

6= Açúcar invertido (flutose, destrose, glicose) : 61.807%.

 

O mel das abelhas sem ferrão apresenta composição diferente do mel das abelhas apis (abelha com ferrão)

O mel da abelha jatai e bem mais líquido do gênero Apis e é mais rapidamente absorvido quando ingerido ou passado na pele, seu ph é baixo (ácido).

O mel tem sido utilizado de várias formas: Como antisséptico, conservante de frutas e de grãos, devido a sua ação anti-putrifante.

 

Seu efeito como antibactericida (bactérias gran opositiva e negativa) ocorre devido a uma substância chamada de inibina ( resultado do acúmulo de peróxido de hidrogênio produzido pelo sistema da glicoseoxidase do mel).

O mel de jataí quando maduro, é envolvido por potes ovais mais ou menos esféricos medindo cerca de 1 cm de diâmetro cada um.

Um estudo realizado na Austrália mostrou que uma variedade de mel típica da Oceania pode ser um eficiente agente no tratamento de infecções de pele e no combate a infecções hospitalares.

 

Cientistas da Universidade de Sydney descobriram que o mel neo-zelandês conhecido como Manuka contém uma substância altamente tóxica para bactérias, chamada metilglioxal.

"A superbactéria conhecida como MRSA, que é resistente a vários tipos de antibiótico e pode provocar várias infecções graves em hospitais, é altamente suscetível ao mel", explicou à BBC Dee Carter, um dos autores do estudo.

Segundo o cientista, em tese, o metilglioxal também seria tóxico aos seres humanos. "Mas há outras substâncias no mel que evitam que ele seja tóxico para as células humanas, ao mesmo tempo em que promove a destruição das bactérias", disse.

Os pesquisadores esperam que, no futuro, produtos esterilizados à base de mel possam substituir pomadas antibacterianas e anti-sépticas no tratamento de cortes, queimaduras, picadas de inseto e outras doenças de pele.

Mas Carter reconhece que ainda são necessários novos estudos para provar a médicos que o mel Manuka pode ser um poderoso medicamento alternativo.

"Precisamos da ciência por trás disso, e é o que estamos fazendo. Médicos não querem ouvir falar de algo que pode soar como coisa de curandeiro. Eles querem algo com validação científica", disse.

Outros pesquisadores australianos acreditam que os benefícios do mel vão além do tratamento de problemas de pele.

Estudos realizados no país examinaram as propriedades probióticas do alimento, que possui uma parcela de carboidratos que são "quebrados" no intestino delgado, enquanto o resto passa sem ser digerido até o intestino grosso.

"Com o processo, esses açúcares estimulam o desenvolvimento de bactérias saudáveis no intestino, o que por sua vez ajuda a prevenir o acúmulo de toxinas", explicou à BBC a especialista em alimentos Rosie Stern.

Segundo ela, isso ajuda a evitar males como o câncer intestinal, a síndrome do intestino irritável, a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

                                  O COLÍRIO

O MEL DE JATAI SERVE TAMBÉM EM SUA FÓRMULA DE COLÍRIO CONTRA A CATARATA CURA TOTAL EM 30//60 DIAS,RECEITA SOMENTE PELO SITE CONTATO E-MAIL.

                                                             

               MEL DA MANDAÇAIA

   TRATA-SE DE MEL DE ABELHA,MANDAÇAIA MQQ SABIDAMENTE PURO

PAGINA EM CONSTRUÇÃO.

PRÓPOLIS

 

COMPOSIÇÃO

 

  1. 55% RESINAS VEGETAIS

  2. 25% CERA DE ABELHA

  3. 10%DE ÓLEOS ESSENCIAIS

  4. 5%DE PÓLEM

  5. 5% DE MATERIAIS VEGETAIS E MINERAIS

PASSENGER -Let Her Go - PASSENGER
00:0000:00

VAMOS CURTIR JUNTOS E APRENDER COMO PRESERVAR A NATUREZA E TUDO O QUE O NOSSO PLANETA NOS OFERECE DE MARAVILHOSO ESTE SITE É EXCLUSIVAMENTE VOLTADO A TODAS AS ESPÉCIES DE ABELHAS DO NOSSO PLANETA,NÓS DO MELIPONÁRIO YELLOW BLACK SEMPRE ESTAREMOS PRONTOS A APRENDER E OFEREÇER UM POUCO DO NOSSO CONHECIMENTO AOS AMIGOS CRIADORES E ABELHEIROS DO NOSSO BRASIL E DE TODO O MUNDO.

 

"Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, ao homem apenas restam quatro anos de vida. Não há abelhas, não há polinização, não há plantas, não há animais, não há homem.

"Albert Einstein"

SEJAM BEM VINDOS

     MELIPONÁRIOYELLOW BLACK

                  

bottom of page